O que estudar para fazer o Vestibulinho Etec

Vai fazer o Vestibulinho Etec e não sabe o que estudar, confira aqui as principais dicas de estudo para você se dar bem na hora da prova.

No geral a prova do Vestibulinho Etec exige bastante conhecimentos gerais do estudante, principalmente sobre português e matemática, uma boa é tentar ler jornais e revistas, se você tem dificuldade na interpretação de textos, se foque nisso, já que essa é uma das habilidades que mais irá te ajudar na hora da prova.

Além do básico do português e da matemática, a prova também tem algumas questões de química básica, física e história.

Uma boa ideia é procurar as provas antigas online e tentar fazê-las já que a prova não muda muito de um ano para o outro.

O que estudar

  • Interpretação de texto
  • Interpretação de gráficos e tabelas
  • Gramática
  • Regra de três
  • Soma, subtração, divisão e multiplicação de frações
  • Teorema de pitágoras
  • Equações de primeiro e segundo grau.
  • História do Brasil
  • Primeira e segunda guerra mundial

Diferente de muitas outras provas do tipo, o Vestibulinho Etec não tem redação, ou seja você não precisa se preocupar com isso, se seu objetivo é só o de entrar no Etec.

É isso ai, estude e dedique-se que você irá passar, não tem segredo, boa sorte.

Comentários

75 comentários em “O que estudar para fazer o Vestibulinho Etec

      1. Alguem sabe se para fazer o curso de administração que está disponível tem aí ter outro curso anterior? Eu não intendo porque tem dizendo que é o segundo modolo

        1. segundo módulo é o segundo semestre do curso.. se você fizer a inscrição através do “vagas remanescentes do segundo módulo”, você entrará na mesma turma do semestre anterior, porém já no segundo semestre do curso (:

    1. Não sei se vou conseguir explicar muito bem, mas o que sei sobre isso, é que, se por acaso você não conseguir a pontuação necessária para sua primeira opção voce terá chance de conseguir vaga no segundo curso. Exemplo: na segunda opção você escolheu um curso com 40 vagas e passou em 41º lugar. Algum candidato sedeu sua vaga por algum motivo, nesse caso você será chamada na segunda convocação, assim terá a oportunidade de estudar na vaga daquele que recusou o curso. É isso, espero que tenha dado pra entender um pouco, afinal, ainda estou no 9º ano, ou seja, não estudo lá 🙂

  1. Mais como saber que tema estudar…pq ano passado a prova foi todinha sobre o solo e coisas do tipo…assim fica difícil estudar…pq nunca sabemos o tema certo da prova

    1. entao… essa eh a graca… e, n precisa saber o tema para estudar, pq o tema, pelo menos na etec, eh so uma ilustracao, vamos dizer assim. eu acho q so precisaria do tema c agente tivesse d fazer uma redaça e tal`s, mas… essa eh a MINHA opiniao…

    2. Voc deve fazer um jogo de cintura… embora são de temas diferentes não muda muita coisa. por exemplo: Na prova de 2015 teve a seguinte conta 20+15. na de 2016 teve 45+78.
      Mesmo que as respostas sejam diferentes, não deixou de ser Soma.
      Eles fazem assuntos diferentes, mas não deixam de sair do objetivo: Saber se você sabe um pouco de tudo.
      Espero que conseguiu sacar oq tentei explicar KK.

    3. Então, isso é como se fosse uma história entendeu? Por isso você vai ter que ler e interpretar a questão, e caso você entender a questão você vai saber qual formula usar(caso for matemática). É tudo questão de interpretação…

  2. EU OLHEI AS PROVAS ANTERIORES, E PERCEBI QUE SÃO QUESTÕES BÁSICAS …
    NÃO SÃO DIFÍCEIS BASTA VOÇÊ PRESTAR ATENÇÃO E SABER INTERPRETA-LAS ….
    PERGUNTAS SIMPLES !!! BOA SORTE .

  3. Ola pessoas… eu sinceramente n estudei nada.. fiz a prova e acertei 34 questoes.. mas pelo q vi cada questão tem uma pontuação neh.. o meu somou 85 pontos.. espero q eu esteja dentro… só usei oque apendi ha um tempo estudando pra concurso… e vou falar uma coisa… pra quem estudou mesmo essa prova estava muito facil… dificil mesmo é provas pra concursos vc tem q se matar de estudar…

  4. Ouvi dizer que na prova da Etec tem muitas pegadinhas então prestem atenção no que você le ou na imagem porque a resposta pode estar la…

  5. Eu quero entrar para a etec em 2017 para fazer o ensino médio junto ao técnico.
    Minha pergunta é se as datas das provas serão em 2016 para entrar em 2017 né?
    E de 50 perguntas quantas precisam ser certas para estudar na etec?
    E se os alunos que estão estudando em escolas públicas tem algum privilégio na prova?

    1. A prova é em dezembro…E o numero de questões depende muito do curso que escolher…Dá uma olhada no site da etec que lá tem uma lista dos cursos mais concorridos e tem a lista de classificação da ultima prova que teve,lá vc consegue ter uma base,mas não se esqueca que as provas do final do ano são mais concorridas do q no meio do ano OK ?
      Os alunos que estudam em escola publicas desde a 5 série/6 ano ganham 2 pontos a mais

    2. nao, por exemplo: a data da prova da etec desse ano saiu hoje, sendo assim a de 2017 so vai sair em outubro de 2017. NO MINIMO 30 QUESTOES. SIM GANHAM 10%

    3. Amanha dia 17/10/2016 vão ser abertas as inscrições, a prova é no mês 12. De 50 perguntas, o mínimo aceito de acertos é de 26 questões, existem as cotas para alunos de escola pública e para negros.

    4. Ooi Então em que cidade vai fazer para 2017 pois eu também vou?
      as provas serão dia 18/12 Dia 13 eles liberam os locais da prova..
      então sobre a quantidade de questão eu não sei.. mas pelo oque eu ouvi falar são no mínimo 30 questões que é o equivalente a 60% da prova..
      Sim os alunos que estudaram do 6 ao 9 ano em escola pública tem direito a 10%
      e afrodescendentes tem a 3% e quem se declara os dois obviamente são 13%

      espero que tenha te ajudado BjaOO

    5. Acho que está um pouco tarde pra responder, mas vamos lá! Sim! A prova vai ser aplicada no dia 18/12/2016, para começar a estudar em 2017.
      Olha… Em relação a quantidade de questões que deve ser acertada vai depender do desempenho dos outros candidatos, se a média deles forem 25, com 30 tu entra, agora se a média for maior uns 35 por exemplo com 30 é capaz de você não conseguir entrar… Entendeu?
      Sim! Quem estuda em escola pública tem uma pequena porcentagem de acréscimo na nota final da prova!!! Espero ter ajudado! 😘😘

  6. Gente eu to no 1° ano do ensino ,,eu to muito ansiosa eu quero faxer essa prova so nao sei se eu consigo passar ,,no etec ,,eu nnao sou muito inteligente mas tbm ,,nao sou desinteressada ,gosto de aprender as coisas eu ,,acho que tentar ,,nao custa nada ,,neh gente vou tirar algumas duvidas e vou fazer !!

  7. Oi , eu estou cursando o 9° ano e pretendo cursar o ensino médio e o técnico na etec em 2017, mas dizem que em cada cidade há cursos específicos , e que sejam de acordo com sua idade .. é verdade ?

  8. Gente alguém sabe quais são os documentos que tem que levar no dia do exame ? Pq como o fiscal vai saber que fizemos e pagamos a taxa de inscrição?

    Tem algum tema que está com mais chances de cair esse ano??

    1. Então quais são as documentações eu não sei.. Mas sobre saber se pagou.. sua inscrição só é efetivada,ou seja,seu nome SÓ vai estar la se você pagou.. Bjao

  9. As provas tem seu grau de dificuldade de acordo com o curso que deseja fazer?
    Irei fazer a prova para o curso de nutrição e dietética.
    Obrigado. 💙

  10. Oi alguém sabe se esse ano vai ser o mesmos temas que vai cair se vai mudar auguma coisa eu vou prestar o vestibulinho e não sei o que vou estudar não fasso nem idéia se alguém souber de alguma coisa eu agradeço♡♥

  11. obrigado pela dica que pode cair na prova do vestibulinho estudarei na para que eu possa ter mais conhecimento para que eu possa estar conseguindo boas notas obrigado tenha um bom dia

  12. Gente, no conhecimento gerais o que basicamente se relaciona? Politica, economia e o que mais ? E colocam esses tipos de assunto de que ano ? Assim, de 2008 à 2017, exemplo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *